Inception (2010)

14 08 2010

Nos meus 24 anos de vida, posso contar nos dedos as vezes em que saí do cinema completamente deslumbrado com o que assisti. Em 12/08/2010, Inception se uniu a Jurassic Park, Men In Black, e Armageddon na lista de experiências cinematográficas essenciais e inesquecíveis.

E é por isso que eu me sinto moralmente obrigado a fazer uma recomendação: Se você ainda não assistiu Inception, pare de ler este review imediatamente e corra para o cinema. Sério. Nem precisa se dar ao trabalho de ler o texto para saber se o filme é bom. Aqui vai um adiantamento: O score lá embaixo vai ser “POPoints – 90%”. Satisfeito?

Ok, você vai continuar lendo, não é? Último aviso: Chegar no cinema como Tabula Rasa, completamente perdido e aberto às informações torna a experiência ainda melhor. Mas, se você não quiser me ouvir, aqui vai a sinopse:

Leonardo DiCaprio, no melhor momento de sua carreira, se redime completamente de ter vivido Jack em Titanic, e personifica Cobb, um homem que ganha a vida invadindo sonhos e roubando valiosas informações, mas que encontra-se impedido de estar com seus filhos devido a erros cometidos em seu passado.

Mas a oportunidade de se redimir surge na figura do abastado executivo Saito, (Ken Watanabe) que oferece a Cobb a chance de reecontrar os filhos caso consiga cumprir uma missão: Ao invés de roubar informações, agora ele deve realizar uma inserção de ideia no subconsciente de Robert Fischer, (Cillian Murphy) herdeiro de uma grande corporação rival.

Para tanto, Cobb conta com a ajuda de seu velho parceiro Arthur, (Joseph Gordon-Levitt) do forjador de imagens Eames, (Tom Hardy) do químico Yusuf, (Dileep Rao) e da novata arquiteta Ariadne (Ellen Page),  que fica com a missão de elaborar o design dos cenários nos sonhos e, mais importante, de fazer o papel da audiência no filme, pois vamos aprendendo junto com ela o funcionamento do mundo de Inception. E, acredite, há muito a se aprender.

Tanto que algumas pessoas chegaram a considerar Inception confuso. N verdade, ele é até bastante didático. Uma boa parcela da primeira metade do filme é gasta com o universo sendo explicado detalhadamente para Ariadne por meio de diálogos e exemplos práticos, então basta prestar o mínimo de atenção para não ficar perdido (Sim, eu estou falando com você, Xexeo.) e entender como funcionam os níveis de sono e como eles interagem com a realidade e entre si.

Comentário pueril e honesto: O quão legal é você ter Tom e Juno em cena juntos? Muito legal, se você quer saber.

Completam o elenco Marion Cotillard, que vive a sexy e enigmática Mal, o amor de Cobb, e como é de praxe nos filmes de Christopher Nolan, Michael Caine. Por que a parceria com Caine é tão recorrente quanto a de Johnny Depp e Tim Burton é algo que eu não entendo mas, ao contrário desta última, aprecio.

E já que estamos falando em apreciar, vamos aos elogios. Visualmente, Inception é tão impressionante quanto é possível ser. Pra não estragar surpresas, fica apenas o registro de que tudo que aparece no trailer (Ou seja, a física alterada que fornece lutas em gravidade zero, ruas que se erguem e mudam de forma, objetos que implodem, etc.) é ainda mais embasbacante na telona. Desde The Matrix não se via algo tão capaz de derrubar queixos.

Sim, eu sei que muitos estão comparando Inception a The Matrix, e gostaria muito de não ter que bater nesta mesma tecla, mas permitam-me fazer isso apenas uma vez para dizer que a sequência em que Arthur luta em um corredor que roda devido ao deslocamento gravitacional que ocorre num nível superior de sono é a experiência cinematográfica mais embasbacante desde que Neo desviou das balas no telhado do primeiro The Matrix.

Bom, é melhor ser comparado a The Matrix do que a Avatar, certo? Aliás, aqui vai um paradoxo da humanidade: As pessoas se impressionarem mais com o visual de Avatar do que com o de Inception. Como, meu Deus, como?!?! (E, de brinde, mais um comentário honesto, mas nem um pouco pueril: James Cameron, VAI SE FUDER, SEU FILHO DA PUTA!)

Ainda no ramo da ação, também é digno de nota o arco da invasão à fortaleza na neve, que não faria feio se inserido em algum 007 dos anos 80. Há tiroteios intensos, persguições frenéticas de esqui… Ou seja, mesmo que você seja um completo imbecil, como Artur Xexeo, já encontra aqui motivos mais que suficientes para se divertir demais com o filme.

Graças à excelente direção de Christopher Nolan, que parece melhorar a cada filme, (E que, agora, já merece ter pelo menos uma estatueta do Oscar em casa) às ágeis montagem e edição, (Opa, mais dois Oscars possíveis!) os 148 minutos de duração passam voando e você termina a experiência se sentindo como se tivesse ficado apenas 1:30 horas no cinema.

E como elogiar nunca é demais, a trilha sonora de Hans Zimmer é magistral, possivelmente seu melhor trabalho até hoje. (O que é um mérito absurdo se levarmos em conta que seu currículo inclui as trilhas de filmes como Batman – Dark Knight, Gladiator, e Lion King) Seu clima soturno, denso, e misterioso chega a evocar Blade Runner ocasionalmente. Se Michael Giacchino e John Williams não surgirem com algo sensacional nos meses que restam, já temos mais um Oscar garantido para Inception.

Mas sabe qual é a melhor coisa de Inception? O roteiro, há 10 anos trabalhado por Nolan, é incrivelmente bem escrito e amarrado, mas ao mesmo tempo deixa pontas o suficiente para que possamos continuar a debater e apreciar o filme por anos a fio. (Tudo bem, ele é um pouco mais confuso do que deveria ser, mas nada que uma segunda ou terceira viagem pelo filme não consiga resolver.)

O elogio máximo: Desde Lost eu não ficava tão impressionado com uma obra de ficção. Aliás, fãs de Lost, prestem especial atenção na cena do aeroporto, e vejam se o reconhecem de algum lugar. Melhor ainda, vejam se a cena não parece inspirada em seu seriado favorito.

Moral da história: Vá ao cinema. Compre o DVD original quando ele for lançado. Assista e recomende aos seus amigos, para que o excelente trabalho de Christopher Nolan receba o reconhecimento que merece e, mais importante, para que o mundo abrace a ideia de que Blockbusters não precisam ser desprovidos de cérebro para gerar dinheiro. Ou então se contente em continuar recebendo novos Avatar, cujo único lampejo de profundidade é proporcionado pelos óculos 3D. A escolha é sua.

POPoints: 90%

– Thomas Schulze

Anúncios

Ações

Information

18 responses

15 08 2010
Lorena

Assino embaixo de TUDO que foi dito.
E esse filme é tão awesome que o post nem teve hate comment.

15 08 2010
Thomas Schulze

Lorena, obrigado mesmo por comentar! Não fosse por você, provavelmente este post ficaria largado às moscas. Porque no Verdade Absoluta ninguém se dá ao trabalho de comentar nos reviews positivos, é o ódio que movimenta o site. Nota acima de 80% = zero comments. haha
Ainda assim, eu mantenho uma esperança pueril de que algum fanboy do James Cameron ou do Xexéo apareça pra comprar briga e alegrar nossas vidas.

16 08 2010
Ricardo

Espero que, depois desse filme, as pessoas parem de lembrar do DiCaprio somente pelo TItanic.

Eu achava ele um merda, mas depois que vi outros filmes dele, admito: o cara sabe atuar. E muito bem.

Tô curioso pra ver esse tal de Inception.

16 08 2010
Gabriel

Olha eu não gostaria de arranjar briga mas você humilha filmes bons com seus comentários. pode ver quantos fãs de avatar temos hoje em dia e sou um deles.

SO gostaria de lembra-lo que enquanto vc comenta sobre filmes onde a humanidade é o centro, eu vejo filmes que ostram a realidade como 2012
o planeta que NOS vivemos não e bem cuidado e isso e assunto sério.
Entao não faça dewsfeita a avatar pois ele mostra o real sentimento de pessoas ligadas ao nosso planeta, os indios. Avatar foi inspirado em indios pelo que pude analizar e eles viviam em harmonia com a terra e por isso não há relatos de grandes catastrofes naturais.
Após as pessoas “civilizadas” estragarem tudo , o planeta virou o caos de hoje em dia. Só gostaria de pedir para não reclamar de filmes ecologicamente CORRETOS e dar mais valor a harmonia do que ao PODER.

O dia que você entender isso não irá mais comparar avatar a nada .
agora quer outro clássico? WALL-E
esse filme relata exatamente como está nossa camada de atmosfera e o que haverá no futuro por causa do estrago ambiental e da ambição humana.

16 08 2010
Thomas Schulze

Ah é, eu me esqueci de que quando um filme tem muitos fãs ele vira automaticamente um filme bom. Vide “Todo Mundo em Pânico”.

“SO gostaria de lembra-lo que enquanto vc comenta sobre filmes onde a humanidade é o centro, eu vejo filmes que ostram a realidade como 2012”

Só pra esclarecer, você está falando do filme “2012”, ou tentando prever como será o mundo no ano de 2012? Bom, na verdade não faz muito diferença, porque qualquer alternativa é simplesmente risível. A do filme porque 2012 consegue ser ainda pior que Avatar, e a da previsão para o futuro porque os maias são retardados mentais que não conseguiram prever nem o fim da própria civilização.

Sobre os índios e as catástrofes naturais, eu nem sei por onde começar. Sabe quem mais vivia em perfeita comunhão com a natureza? Os dinossauros. Olha como tudo terminou bem pra eles.

E deixa eu ver se entendi seu ponto… Avatar e Wall-E (aliás, pobre Wall-E, um filme tão bom jogado levianamente no meio do comentário…) são mais profundos que os outros filmes porque possuem mensagens ecologicamente corretas. É isso mesmo? Por favor confirme para que eu possa zombar de você no próximo comentário.

16 08 2010
Gabriel

Só mais uma coisa.
Qualidade não é tudu para um filme, pode ter uma qualidade baixa mas ter CONTEÚDO e te garanto que avatar tem mais conteùdo que muitos livros de história juntos.

Entao analize TUDO antes de criticar um filme ok? se cosneguir argumentar comigo aidna estarei esperando.

16 08 2010
Thomas Schulze

“te garanto que avatar tem mais conteùdo que muitos livros de história juntos.”

Olha… Não.

16 08 2010
Gabriel

Só mais uma coisa.
Qualidade não é tudu para um filme, pode ter uma qualidade baixa mas ter CONTEÚDO e te garanto que avatar tem mais conteùdo que muitos livros de história juntos.

Entao analize TUDO antes de criticar um filme ok? se cosneguir argumentar comigo ainda estarei esperando.

16 08 2010
cesar

pra mim quem não gostou d avatar é pq não tem capacidade d entender o filme .. vai se tratar

16 08 2010
Thomas Schulze

Isso, porque Avatar é TÃO mais complexo que Inception.
Avatar tem um roteiro verdadeiramente inovador… Quer dizer, wow, os homens malvados estão destruindo a floresta e interferindo no equilíbrio ecológico. Onde eu já vi isso antes?
AH É, EM TODA PORRA DE FILME/DESENHO ECOLOGICAMENTE CORRETO.
Pelo amor de Deus, até “Capitão Planeta” tinha roteiros mais ricos.

21 08 2010
Luciano

eu acho que existem “meio cinefilos” e “cinefilos completos”.como assim?
bom, ver filmes é um passatempo apreciado por muitas pessoas
porem existem pessoas que preferem eleger um tipo, molde, abordagem, enredo, de filme, e discriminam todos os demais
esta errado?claro que nao…por se tratar de algo direcionado ao lazer, cada 1 gosta do que quiser, e expressa a opnião que quiser.eu cosidero esses “meio cinefilos”.

“O cinefilo completo”, eu me incluo nisso.
tem uma perspectiva do que esperar de cada filme, e apreciar o ponto forte do mesmo

um filme de ação, normalmente nao tem muito roteiro e historia.
Mas se as coreogafias de lutas, movimentos,as cenas, forem realmente bons como o anunciante da globo contuma dizer “de tirar o folego”.
Ele tem o seu valor.E se torna um filme interessante para voce apreciar esse ponto
O filme realmente ruim, é aquele que peca no seu ponto mais forte.

Bom, depois de toda essa introdução vamos ao Avatar.
O roteiro do Avatar nao chega a ser ruim.
é cliche, sim.Nada que nao seja muito esperado.E nada na Historia que surpreenda.
mas o ponto alto do avatar não é surpreender com a historia. E sim com o otimo cenario e caracterização dos personagens.Um ambiente muito bem feito, que realmente da a sensação de querer viver naquele local, ou no minimo visita-lo
.sem contar nos efeitos especias.nesses aspectos,não tem filme melhor que avatar na minha opnião.
É um filme que contagia e sensibiliza com REALMENTE UM CLICHE
não tente procurar o filme perfeito,
que tenha, cenario,suspense, romanca, comedia, terror, enredo, caracterização, boa interpretação etc…
e vai uma dica

como eu disse, cada 1 escolhe o que quiser para o seu lazer, porem
tente ver filmes nesse aspecto q eu lhe falei.
apreciando o seu ponto mais interessante
isso pode aumentar um pouco seus horizontes, no quisito. Diversao
falo isso que eu tbm tinha um gosto muito parcialista pra filmes
aprendendo isso…fico bem mais satisfeito

24 08 2010
Thomas Schulze

Sabe qual é o equívoco que você comete ao rotular assim? Você parte do pressuposto que eu não vejo os filmes esperando o melhor possível deles.
Quando eu fui assistir “Avatar”, eu esperava me impressionar com o universo, efeitos, personagens, ação, enfim, ser cativado pelo filme. Fazendo uma comparação com filme do mesmo gênero, esperava que “Avatar” me divertisse do mesmo modo que “Star Wars” divertiu.
Uma pena que “Avatar” não é 1/1000 do filme que “Star Wars” é. O mundo e os efeitos 3D são bem feitos? São. Isso é suficiente pra sustentar o filme e torná-lo interessante? Não. falta roteiro. Falta carisma. Falta conteúdo. Falta tanta coisa que eu estou cogitando seriamente fazer um review massacrando tudo que está errado em “Avatar” só pra ver se vocês param de poluir o post sobre “Inception”.

27 08 2010
Luciano

Uma pena que “Avatar” não é 1/1000 do filme que “Star Wars”

Bom…Não foi a toa que o filme superou Titanic no cinema…enfim……

“ah,nao é pq o filme é muito assitido e apreciado…q ele é bom,
afinal o gosto da maioria, da massa e totalmente irrelevante, o que define é a minha avaliaçao “tecnica” e de uma minoria..”

o ambiente, o universo é sim incrivel…esse é o ponto alto do filme…a fantasia unido com efeitos especias fantasticos, que torna pandora “realidade” em nossa mente…voce nao deve gostar desse genero similar a um rpg…

mas enfim..como vc disse, nao vou mais “poluir” com avatar….
entretanto, nao poste algo no seu blog que vc não queira q seja discutido, principalmente fazendo uma critica..do mesmo modo que vc tem o direito de expressão para escrever o que pensa, outras pessoas tbm, de retrucar…
mesmo que isso não seja a ideia central

se eu fizer uma dissertação, sobre aquecimento global, e fizer uma citação racista a algum povo em especifico, vai aparecer uma penca de pessoas(com toda a razão)
comentando sobre o racismo e ignorando o tema central

24 09 2010
Gerhard Seibert

Não foi à toa mesmo que Avatar superou Titanic. O nível do público é baixo, o do marketing é alto. Avatar faz mais sucesso que Inception, logo Avatar é melhor? Que tipo de raciocínio é esse?

30 10 2010
Ronaldo!

bom Thomas, em primeiro lugar, você está parecendo um troll, xingando as pessoas desse jeito. Normalmente não deve-se alimentar o troll, mas vou fazer isso mesmo.
Seguinte, você vai ver um filme de comédia pensando nas reviravoltas do roteiro? Um filme de arte pensando na qualidade dos efeitos especiais?
Não, né? Apesar de um argumento inovador, bons diálogos e bons atores serem sempre importantes, ao meu ver vc foi assistir Avatar pelo motivo errado. O motivo certo era: por puro entretenimento e para descobrir um novo mundo. Não estou dizendo que Avatar não seria melhor sem tudo isso de que falei acima; mas a falta dessas coisas no geral não me atrapalhou porque o visual era FUCKING FODA. até minha avó, fã incondicional de filmes iranianos e não muito impressionável por blockbusters hollywoodianos saiu com uma impressão positiva do filme.
Além disso, a opinião da crítica também foi, na maioria das vezes, muito favorável(embora, admetamos, menos positiva que Inception, se bem me lembro). Finalmente, evite caçoar das pessoas ou xingá-las. Elas tem direito à expressar sua opinião tanto quanto você.

13 11 2010
remroom

Ремонт и отделка офисов, квартир или дач – это самая распространенная на сегодняшний день проблема большинства людей, решившихся, наконец, привести в порядок свое жилище. Мало того, что ремонт – это занятие трудоемкое и напряженное, еще и найти достойную компанию, занимающуюся отделкой квартир или офисов сегодня практически невозможно. Дело в том, что все меньше и меньше в нашей стране остается фирм, делающих свою работу качественно, эффективно и недорого.Однако наша компания является приятным исключением из этого неприятного правила. Мы вот уже долгое время занимается отделкой и ремонтом квартир и в г. Зеленоград и еще ни разу нам не приходило от наших клиентов ни неприятных отзывов, ни каких-либо жалоб. Богатый опыт наших специалистов, а также высокий профессионализм всех без исключения наших работников, поможет сделать хорошо, качественно и – главное – доступно как косметический, так и капитальный ремонт. Современное оборудование, новые технологии планировки и дизайна, а также индивидуальный подход к каждому клиенту и гибкая система скидок сделали нашу компанию самой успешной на сегодня фирмой, оказывающей услуги по ремонту и отделке квартир и офисов в г. Зеленоград. Список услуг: ремонт квартир ремонт квартир в Москве ремонт квартир в Московской области косметический ремонт квартир капитальный ремонт квартир евроремонт кватрир ремонт магазинов ремонт ресторатов ремонт офисных помещений отделка квартир ремонт ресторанов ремонт квартир под ключ строительство коттеджей VIP ремонт квартир отделка квартир в новых домах

20 12 2010
Priscila

Toinen kriitikko merkityksetön ja tekopyhää yhteiskuntaa …

30 12 2010
remroom

Ремонт и отделка офисов, квартир или дач – это самая распространенная на сегодняшний день проблема большинства людей, решившихся, наконец, привести в порядок свое жилище. Мало того, что ремонт – это занятие трудоемкое и напряженное, еще и найти достойную компанию, занимающуюся отделкой квартир или офисов сегодня практически невозможно. Дело в том, что все меньше и меньше в нашей стране остается фирм, делающих свою работу качественно, эффективно и недорого.Однако наша компания является приятным исключением из этого неприятного правила. Мы вот уже долгое время занимается отделкой и ремонтом квартир и в г. Зеленоград и еще ни разу нам не приходило от наших клиентов ни неприятных отзывов, ни каких-либо жалоб. Богатый опыт наших специалистов, а также высокий профессионализм всех без исключения наших работников, поможет сделать хорошо, качественно и – главное – доступно как косметический, так и капитальный ремонт. Современное оборудование, новые технологии планировки и дизайна, а также индивидуальный подход к каждому клиенту и гибкая система скидок сделали нашу компанию самой успешной на сегодня фирмой, оказывающей услуги по ремонту и отделке квартир и офисов в г. Зеленоград. Список услуг: ремонт квартир ремонт квартир в Москве ремонт квартир в Московской области косметический ремонт квартир капитальный ремонт квартир евроремонт кватрир ремонт магазинов ремонт ресторатов ремонт офисных помещений отделка квартир ремонт ресторанов ремонт квартир под ключ строительство коттеджей VIP ремонт квартир отделка квартир в новых домах

тэги: ремонт квартиры ремонт квартир ремонт квартиры москва ремонт квартир москва ремонт квартиры в москве ремонт квартир в москве ремонт квартиры ключ ремонт квартир ключ ремонт квартиры под ключ ремонт квартир под ключ отделка квартиры отделка квартир отделка квартиры москва отделка квартир москва отделка квартиры в москве отделка квартир в москве отделка квартиры ключ отделка квартир ключ отделка квартиры под ключ отделка квартир под ключ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: