The Social Network (2010)

1 11 2010

A história do Facebook como ela é: O orkut veio primeiro. Todo mundo usava e era feliz. Então brasileiros começaram a monopolizar a rede social, e os americanos ficaram de saco cheio e não souberam o que fazer pra se livrar de nossa má influência. Então migraram em peso para o Facebook, um site notoriamente inferior com que ninguém se importava até então. Aí veio o twitter e agora todos estão felizes. Fim.

A história do Facebook segundo “The Social Network”: Um drama arrastado de duas horas de duração em que as pessoas gastam metade do tempo falando (E, só Deus sabe o porquê, falando numa velocidade ridiculamente rápida) de informática e sobre como computadores são legais, e metade do tempo falando de processos jurídicos e como eles também são LEGAIS. (ahn, ahn?) Ah sim, também tem uma hilária e completamente desnecessária competição de REMO em algum lugar no meio do filme para dar variedade.

Isso é o máximo que você vai ter de empolgação em "The Social Network".

Sabe o que é mais legal em um filme que deveria apenas contar a história da criação de um site? Basicamente David Fincher nos entrega uma obra inteiramente parcial e maniqueísta.

Jesse Eisenberg, o Michael Cera do terceiro mundo, interpreta Mark Zuckerberg, o cabeça do Facebook ou, na visão do filme, o VILÃO. Já Andrew Garfield, do alto de seus 67 anos de idade, interpreta Eduardo Saverin, o melhor amigo de Mark, e único brasileiro completamente honesto da história do país. Então você senta por 2 horas e ouve sobre como Mark é uma péssima pessoa e como o pobre Eduardo foi blindsided. Fascinante.

O pior é que o filme tenta disfarçar a manipulação dos fatos com uma narrativa alicerçada em flashbacks, que teoricamente ilustram os distintos pontos de vista de todos os envolvidos na criação do Facebook. Bela tentativa, exceto pelo fato de que TODAS as visões mostram exatamente a mesma coisa: Mark como um monstro anti-social, interesseiro, manipulador e egoísta, e Eduardo como a donzela  em apuros, pueril e indefesa contra os perigos do mundo capitalista.

Andrew Garfield com certeza foi uma ótima escolha para viver Ben Parker no próximo Spider-Man! Ah, o que? Ele vai ser o Peter? FUUUUUUUU

Não por acaso, os melhores momentos do filme são os que não envolvem nenhum desses personagens incrivelmente rasos e unidimensionais, mas sim o cativante Sean Parker, interpretado por Justin Timberlake.

Talvez seja porque ele fundou o Napster, (ou seja, algo que realmente fez diferença para a humanidade, ao contrário do Facebook) ou talvez seja o fato de que sua história é contada numa conversa de bar em 5 minutos, não num drama de 2 horas. A verdade é que a vida de todas essas pessoas não era digna de ser mostrada num filme, e Sean sabe disso. Então ele apenas senta e fala: “Eu queria impressionar uma garota e me dar bem. Aí criei o Napster. Deu muita merda na esfera jurídica, mas não vou entrar em detalhes. Enfim, eu ferrei com a indústria musical. Legal, né?” Sim, muito legal, Sean! Obrigado! De verdade!

Sabe o que não é legal, no entanto? Facebook, remo, e Andrew Garfield.

Sente e olhe para esta foto por 2 horas. Pronto, você acaba de assistir "The Social Network".

Eu realmente não consigo conceber como “The Social Network” poderia ser pior do que é. Ok, talvez se ele fosse dirigido pelo James Cameron. Continuaria tendo maniqueísmo barato,  só que seria em 3D.

POPoints: 29%

– Thomas Schulze

Anúncios

Ações

Information

25 responses

2 11 2010
Getulio

Parabéns pela avaliação você mostro que entende bem de rede sociais,cinema entre outras coisas.

se mata emo!

2 11 2010
Thomas Schulze

Parabéns pelo comentário você mostro que entende bem de… bom, nada.

Por favor, me mostre o que eu falei de errado no post. O orkut não veio antes do facebook? O remo não é um esporte medíocre? O filme não é maniqueista? O Andrew Garfield não é velho demais pra ser Peter Parker? Chamar alguém de emo não perdeu o timing?

14 11 2010
Getulio

Bom, o Facebook foi lançado em fevereiro de 2004 e o Orkut no final de janeiro de 2004 lembrando que Orkut foi criado por uma clara resposta ao Friendster não ter aceito a oferta do Google(eles precisavam de uma solução) os 2 nasceram juntos.

e o mercado americano já tinha o Myspace como “ator principal”.

Bom:
“O orkut veio primeiro. Todo mundo usava e era feliz. Então brasileiros começaram a monopolizar a rede social, e os americanos ficaram de saco cheio e não souberam o que fazer pra se livrar de nossa má influência”

isso foi muito infeliz, principalmente porque você menospreza a sua própria cidadania, além de que o trecho nós leva a crer que Orkut e Facebook brigam desde 2004(Orkut nem citado no filme é), e também mostra como a cultura do mercado brasileiro afeta a sua visão quanto ao mercado mundial de Startups.

A parte do remo, bom eu não tenho nada contra o esporte e não entendi o motivo de critica-lo assim.
Porque o remo é medíocre?

“Talvez seja porque ele fundou o Napster, (ou seja, algo que realmente fez diferença para a humanidade, ao contrário do Facebook)”

Lamentável esse outro comentário principalmente a parte do Facebook
Se você não gostou poderia ter usado outros fatores para criticar pois esses não existem são apenas invenção.

achei o Blog a nível Desciclopédia, você escreve la?
nada pessoal.

a desculpa pelo emo “menino colorido”!

5 11 2010
Bruno Silva

Na moral, nunca li tanta bosta junta oO

6 11 2010
Thomas Schulze

Concordo Bruno, realmente o comentário do Getulio foi muito infeliz.

6 11 2010
Rogerio Krutcher

Thomas, você teve uma visão bastante limitada do filme. Suas críticas nada mais soam do que comentários de alguém que não teve capacidade de entender os personagens, a trama, as questões de negócios dentre outras mais, sugiro você assitir o filme novamente com calma visando o entedimento dos personagens e não a superficie como você demonstrou ter “entedido” com esse caminhão de merdas…

24 11 2010
priscila

Pirou na batatinha. Como o amigo citou acima, seria melhor que você visse novamente o filme. Não entendi bem qual foi a sua expectativa em relação ao filme… Esperava aulas de PHP ou JSON? Ou 5 dicas de como criar sua startup e ganhar bilhões?

Kiddo, vá se informar primeiro antes de postar uma crítica (que na verdade eu chamaria mais de mimimi do que crítica). Não foi plausível e não tem fundamento. Se não conseguiu compreender o filme, sugiro que assista Mulan – deve ser de melhor compreensão para vós.

Abçs

25 12 2010
Leon

Vcs podiam fazer uma sessão de “Melhores de 2010”, que nem ano passado. Rola não?

3 01 2011
Renato Lopes

Concordo em vários pontos com o Thomas. Realmente o filme é uma bosta (e todos os argumentos que defendem ele são piores ainda). O Facebook foi uma clara cópia do Orkut, só um imbecil retardado não admite isso. Ainda tem idiota que diz q Facebook veio antes, afff, é de vomitar. O filme é totalmente manipulador, mostra os fatos totalmente distorcidos do que realmente foi de verdade. Vão se informar de verdade, e parem de acreditar em tudo q um filme de terceira categoria como esse diz q é “verdade”.

7 03 2011
getulio

Você é tão nojento que não consegue entender que já existiam 2 redes sociais bem populares antes de Facebook e Orkut, além disso também não intente que os 2 nasceram juntos.
O Orkut jamais dominou o mercado americano e sua visão só tem obervações quanto aos aspectos do mercado brasileiro e não mundial.

ou seja você pede que as pessoas tenham conhecimento mas é pior que todos nessa pagina até o criador do Blog!

4 12 2011
john

Queria deixar um comentario para o getulio q detonou a sua critica!!!!! vc getulio disse q o thomas menosprezou a propria cidania pr causa do comentario da monopolinazão do orkut por brasileiros e a raiva dos americanos disso e por isso da migração para o facebook!!!!! mas analise desde de o principio o orkut teve uma linha global, todos poderiam ter bastava ser convidado!!!! ou seja se voce tinha amigos com certeza seria convidado!!!!! fora todas as outras coisas novas q o orkut trouxe!!!! Antes desse dois tambem existiam outras redes sociais!!!!
Mark criou uma rede social “privada” para primeiramente univesitarios de harvard e depois para outras universidades dos eua e nao era qualquer uma!!!!! como vc pode ver não era qualquer um q o usaria!! quando criou o thefacebook ele esqueceu dos unicos “amigos” q tinha, e sicou com todos os meritos e claro o dinheiro, e depois tambem impulsionado pelo dinheiro e bota dinheiro nisso o facebook foi totalmente liberado!!!!! ou seja o maqrk e um nerd panaca q criou ama rede social monopolista e americanizada so pela fama e depois pelo dinheiro, sem contar que ele era um total recamcado da vida social pois não tinha amigos!!!!!
Por isso sou mais orkut!!!!! Sou da liberdade!!!!! Facebook é para aqueles q sempre sonharam ou sonham em serem americanos!!!! Para os americanos so falta chamarem nos de panacas pois nos fazem de gato e sapato!!!! E nois somos cachorrinhos adestrados imitando tudo e nos achando os carasmais legais da face da terra!!!!!!!!!
E para finalizar quero dizer q não sou viciado em computadores ou mesmo em redes sociais e nen perco muito tenpo nisso !!!quero deixar meus parabens ao thomas pela critica não so ao filme mas a tudo q nele esta envolvido. e ao povo q ira defender o facebook ou me criticar primeiro deixe de imitar os americanos voce e brasileiro!!!! a critica aos brasileiros e totalmente bem fudamentada “brasileiros amam americanos ate os imitam, mas eles nos consideram uma praga e vivem tentando se livrar de nos” ” Nos somos da selva, e do pais das mulheres gostosas para eles so isso”
então getulio para vc e para os outros fiquem mais ligados e analisem melhor as coisda so porque um filme esta indicado ao oscar não quer sizer que ele é bom!!!!!!

8 01 2011
Lil

Não importa quem veio primeiro, o Facebook conseguiu ser mais popular e pronto! Uma das razões é que ele “nunca saía do ar” como foi falado no filme. Ahh… O filme… Ele é ótimo, não é cansativo, os atores são bons e não sei de onde você tirou que o Andrew G. é velho.

10 01 2011
AkiSan

Concordo em partes com o Thomas, o filme distorce um pouco a realidade dos fatos, o Eduardo não chegou a ser o pobre santo salvador do Facebook, assim como o Zuckerberg não chega a ser esse desalmado vilão… mas de fato toda essa revolta contra o filme faz a crítica toda parecer um grande “mimimi” como diz a priscila. O filme foi sim bem filmado, os atores fizeram sua parte e o roteiro não é dos piores. Se a intenção do Thomas é somente criticar, chorar e depois cortar os pulsos com uma faca de plástico, tudo bem, atingiu o que queria. Mas se a intenção foi a de parecer um crítico de respeito, acho que precisa melhorar mais o texto.

27 01 2011
DANIEL

POST EXCELENTE!

28 01 2011
AMRO Ck

Grande mimimi é um bando de retardado que acha Facebook legal, vim falar muita merda aqui. Putz, na boa, é sofrível ver quanto gente idiota que acha idéias norte-americanas tão geniais. Vão fazer outra coisa, como por exemplo procurar no dicionário o que é fundamento, antes de vim aqui vomitar dizendo q o Thomas não tem. E pra babaca ali em cima chamada priscila, sugiro que assista Pato Donald, acho q o teu QI deve dá pra entender.

19 02 2011
Filmes.com

Que filme de merda que so fala besteira?!
Praque merda vou querre saber a historia do Facebook?!
Para descutir qual veio primeiro orkut ou Facebook?
Faz a merda de um e-mail ai e seja feliz assisto muito filme e esse foi o mais merda que eu ja vi.O PIOR acho que ate sin city (que e uma bosta)e melho que essa merda.
Perdi 2 horas da minha vida para saber a historia de um cara anti-social que so faz roba e roba e roba…Fica rico e ganha um monte de amigo interesero que UNICO amigo que ele tinha, esse cara e um bosta(não estou disendo o cara do Facebook que não conheso ele para jugalo, mais oque retrata no filme mostra no filme e um bostinha todos perceberam.)Perdi 2 horas da minha vida vendo essa bosta.E não venha com algum comentario ridiculo para cima de mim falando so merda….

19 02 2011
Filmes.com

So algumas coisa que esqueci de bota:
UNICO amigo que ele tinha viro inimigo dele e pego dinheiro dele porque ele e um fulero desgraçado que so fez merda o filme todo do começo ate o fim não fez nada que se aproveitase.
PS:Facebook é uma bosta ele não vai se o proximo Bill gates.
Ele e so um haker bandido safado fulero e sem vergonha…
E so para lembra remo e so uma merda de um esporte para de fala merda sobre esse esporte.
To ligando para idade de homem?!
Você perdeo tempo e me fez perde tempo fazendo esse pagina (talvez ate esse saitisinho de bosta tenha sido um erro TALVEZ)
MORAL DA HISTORIA:Fassa uma merda para sociedade ferre com seus amigos ganhe amigos intereseros, você ganha dinheiro BILHOES.)
FECHEM A C# quando forem fala dos meus comentarios e se fala fale uma merda que se aproveite pofavo.Acho que nem volta aqui eu volto.

19 02 2011
Jewell

Credo em Cruz, mais um dando uma de louco/sabichão prá gerar polêmica…… JORGE CAJURU está fazendo escola (na melhor versão desciclopediana)

19 02 2011
Abraão

Cade o Blog? Morreu? D:

6 03 2011
tmysteryzone

Grande avaliação superficial do filme. Lame.

3 04 2011
nivaldo

Que liiiiiiiiiiiixo de post! Sério, animei a vir perder tempo falando isso e nao animei a perder tempo lendo os ultimos parágrafos!

3 06 2011
rafaela

O filme é uma obra de ficção é baseado na história da criação do facebook, não é o que aconteceu nos mínimos detalhes, mesmo porque a verdade sobre a criação do face ninguém sabe a não ser os que estavam envolvidos desde o início, ou vc acham que tanto o Mark Zuckerberg quanto Eduardo ñ mentiram em algumas coisas?
Enquanto dizer que o Orkut é mais conhecido no Brasil e não teria como ser pragiado, me poupe, na era digital em que vivemos nada é ocultado. Mas tecnicamente como não sou conhecedora de programação e outras coisas que exigem extremo conhecimento de Computação, não posso julgar.
Como obra de ficção gostei do filme, apesar de não sacar dos termos técnicos do mundo digital, creio que pra gostar desse tipo de filme a pessoa tem que ter vontade de conhecer o desconhecido, não aquele tipo de pessoa que acha q todo filme tem que ter sangue, tiro, explosão ou um casal sem graça. bjssssssssss

3 06 2011
rafaela

OBS: **PLAGIADO

22 09 2011
Bruno Leonardo

Esse filme do FACEBOOK eu tentei assistir umas 3 vezes, mas é uma bosta!

3 12 2011
john

Queria deixar um comentario para o getulio q detonou a sua critica!!!!! vc getulio disse q o thomas menosprezou a propria cidania pr causa do comentario da monopolinazão do orkut por brasileiros e a raiva dos americanos disso e por isso da migração para o facebook!!!!! mas analise desde de o principio o orkut teve uma linha global, todos poderiam ter bastava ser convidado!!!! ou seja se voce tinha amigos com certeza seria convidado!!!!! fora todas as outras coisas novas q o orkut trouxe!!!! Antes desse dois tambem existiam outras redes sociais!!!!
Mark criou uma rede social “privada” para primeiramente univesitarios de harvard e depois para outras universidades dos eua e nao era qualquer uma!!!!! como vc pode ver não era qualquer um q o usaria!! quando criou o thefacebook ele esqueceu dos unicos “amigos” q tinha, e sicou com todos os meritos e claro o dinheiro, e depois tambem impulsionado pelo dinheiro e bota dinheiro nisso o facebook foi totalmente liberado!!!!! ou seja o maqrk e um nerd panaca q criou ama rede social monopolista e americanizada so pela fama e depois pelo dinheiro, sem contar que ele era um total recamcado da vida social pois não tinha amigos!!!!!
Por isso sou mais orkut!!!!! Sou da liberdade!!!!! Facebook é para aqueles q sempre sonharam ou sonham em serem americanos!!!! Para os americanos so falta chamarem nos de panacas pois nos fazem de gato e sapato!!!! E nois somos cachorrinhos adestrados imitando tudo e nos achando os carasmais legais da face da terra!!!!!!!!!
E para finalizar quero dizer q não sou viciado em computadores ou mesmo em redes sociais e nen perco muito tenpo nisso !!!quero deixar meus parabens ao thomas pela critica não so ao filme mas a tudo q nele esta envolvido. e ao povo q ira defender o facebook ou me criticar primeiro deixe de imitar os americanos voce e brasileiro!!!! a critica aos brasileiros e totalmente bem fudamentada “brasileiros amam americanos ate os imitam, mas eles nos consideram uma praga e vivem tentando se livrar de nos” ” Nos somos da selva, e do pais das mulheres gostosas para eles so isso”
então getulio para vc e para os outros fiquem mais ligados e analisem melhor as coisda so porque um filme esta indicado ao oscar não quer sizer que ele é bom!!!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: