NES – Super Mario Bros. 3 (1988)

21 02 2012

Perfeição

 

O ano é 1988. O Famicon é ligado e as cortinas sobem para anunciar que a maior, mais empolgante aventura do Mario até então está para começar. A expectativa não poderia ser maior. Levando o potencial do console até seu limite, Super Mario Bros. 3 chega para elevar os video-games a um novo nível!

 

Chega a ser complicado decidir por onde começar a listar as virtudes do jogo, já que ele transborda qualidade e carisma em todos os cantos, todos os itens, todos os cenários, todas as músicas… A trilha sonora de Koji Kondo é tão inspirada que até hoje você pode encontrar temas de Super Mario Bros 3 pipocando aqui e ali nos jogos da Big N. Os conceitos de mapas e rotas secretas lançados aqui são encontrados em jogos de todas as empresas até os dias de hoje!

 

Mas já que temos que começar de algum lugar, falemos então de uma das mais inspiradas criações do game, os Koopa Kids: Larry, Morton Jr., Iggy, Lemmy, Wendy O., Roy, e Ludwig Von. Se você é um leitor sagaz (ou mais velho. Mas vamos ficar com sagaz.) pode ter percebido que seus nomes foram inspirados em músicos famosos. Cada um dos lagartinhos tem um visual único e é responsável por guardar um cetro e uma nave de guerra do Bowser, e somente ao derrotá-los você pode avançar para o próximo mapa e desbravar um novo mundo em busca da princesa Peach.

 

A verdade é que são tantos modos diferentes de passar pelas fases que dificilmente você passará pelo jogo percorrendo as mesmas rotas duas vezes. Uma marreta pode quebrar uma pedra no mapa geral e te dar acesso a uma fase avançada. Mario pode se camuflar numa nuvem e passar batido por uma fase que lhe cause problemas. Warp Whistles podem levar instantaneamente a mundos avançados. Canos te levam te um canto ao outro do mapa.

 

São oito mundos para explorar, todos enormes e com temáticas únicas. É muito impressionante a quantidade de cenários que os magos da Nintendo conseguiram enfiar em um simples cartuchinho de NES. Desde cenários que acabaram virando clichês do video-game, como o mundo do deserto, o mundo da água, e o mundo do gelo, até ambientes mais exóticos como o mundo em que tudo é gigante, ou o mundo repleto de labirintos de canos, o fato é que as fases e rotas secretas trouxeram um senso de mistério e aventura incomparável. Em um tempo em que a internet e guias de jogo online ainda estavam longe de fazer parte do dia-a-dia dos jogadores, passar a tarde explorando cada canto do Mushroom Kingdom perscrutando cada detalhe em busca de novidades era um prazer enorme.

 

E essa exploração ficava ainda melhor com a verdadeira revolução nos power-ups que o game proporcionou. Claro que hoje é muito legal pegar a Bee Suit em Super Mario Galaxy e voar de uma flor para a outra, mas nada na história da franquia se compara com a sensação de pegar uma Racoon Leaf (Sim, esta mesma que acaba de fazer um retorno triunfal em Super Mario 3D Land!) e sair voando pelas fases. Tanto poder proporcionava uma sensação enorme de liberdade! Nada como olhar Goombas e  Koopas impotentes lá do alto do céu. Também havia a Tanooki Suit, que fornecia poderes similares, mas acrescentava a habilidade de virar uma estátua para enganar os inimigos; a Frog Suit, ideal para fases aquáticas já que melhora as habilidades de nado do Mario; a rara Hammer Brother’s Suit, que permite atirar martelos; e até mesmo o Kuribo’s Shoe, uma simpática bota verde (!) na qual mario pode entrar para pisar em plantas e inimigos com espinho.

 

Com Super Mario Bros. 3, Shigeru Miyamoto e sua equipe estavam dispostos a criar o melhor jogo da geração. Mas acabaram criando um dos melhores de toda a história, um clássico imortal que, com sua jogabilidade e direção perfeitas, sobreviveu ao teste do tempo e permanece até hoje como um dos maiores exemplares de excelência em design de video-game.

POPoints: 100% 

– Thomas Schulze

Anúncios

Ações

Information

2 responses

16 03 2012
SAULO AUGUSTO DUARTE

De todos os games do Mario o meu favorito é o Super Mario Bros. 3. Tem muito mais ação e divertimento. Contudo, as versões de SNES e GBA são as melhores.

18 03 2012
Larissa

preciso achar um site que tenha! tenho que baixar!
De todos o MELHOR sem dúvidas rs

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: